Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

Jovens e a consciência no transito


Os jovens são as maiores vítimas da violência no trânsito do País.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a cada ano tem aumentado o número de mortos e feridos devido a acidentes de trânsito entre pessoas de 18 e 29 anos nas estradas e rodovias. Em 2007, dos 116.720 jovens vítimas de acidentes, 5.006 foram fatais e outros 111.714 não-fatais. Em 2005, embora o número de vítimas fatais tenha sido menor, 4.769, o total de jovens vítimas de acidentes foi de 134.571. Em dados percentuais, as vítimas fatais do trânsito cresceram de 23,7% para 26,5%.

Especialistas acreditam que a mistura de álcool com direção é o maior vilão dessa triste estatística e que o jovem precisa ter mais consciência nas viagens para os feriados prolongados deste ano.

Entrou em 20 de junho 2008, em todas as rodovias federais que cortam o Brasil, a nova lei nº 11.705, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, que ficou conhecida como “lei seca”, que deveria mudar os hábitos de toda a população brasileira. A lei proíbe o consumo de qualquer bebida alcoólica para os motoristas que irão pegar as estradas ou dirigir. Antes da decisão era permitida a ingestão de até seis decigramas de álcool por litro de sangue, o que equivale a dois copos de cerveja.

No entanto, dois dias após a lei ter entrado em vigor, no dia 22 de junho de 2008, o motorista Carlos Henrique Silva Dias, de 18 anos, trafegava em alta velocidade pela BR-153 no trecho urbano de Anápolis e não conseguiu desviar de um carro que estava parado no acostamento, por falta de combustível. Dentro do veículo estavam Maria de Lurdes da Silva Moreira, de 26 anos, e seus filhos de 4 anos e 8 anos. Os três morreram.

Ele ficou 2 meses preso e está respondendo em liberdade por homicídio doloso, quando há intenção de matar, por dirigir embriagado e poderá pegar até 20 anos de prisão, mas a suspresa foi ele ser preso novamente quase um ano depois, por direção perigosa, condução sem CNH e alcoolizado. E a justiça, Brasil?

“Entre 65% e 70% dos acidentes de trânsito houve ingestão de álcool”

Entre 65% e 70% dos acidentes de trânsito houve ingestão de álcool. Se você somar isso ao excesso de confiança do jovem e de velocidade, o resultado pode ser um acidente – afirma o chefe de gabinete da AMT, o prof. Miguel Carlos, lembrando que nessas datas comemorativas do ano o aumento chega a 20% do movimento nas emergências hospitalares.

Para tentar diminuir o volume de acidentes envolvendo os jovens, o Departamento de Educação de Trânsito da AMT vai às ruas em campanha por mais consciência no trânsito. Funcionários da AMT distribuem panfletos com dicas aos motoristas para fazer uma boa viagem e o trânsito em prol da vida.

“A pressa não combina com o lazer e é inimiga do trânsito, sobretudo da vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário