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segunda-feira, 29 de março de 2010

Consciência no trânsito – uma campanha de Relações Públicas

A violência no trânsito atinge pessoas de todas as idades, classes sociais, sexo e religião.
Estima-se que no Brasil, 150 mil pessoas morrem todos os anos em conseqüência de acidentes
no trânsito. Estes números estão longe de representar a realidade das ruas, pois vários
Estados, inclusive Rondônia, não possuem estatísticas sobre os índices de acidentes no
trânsito e nem sobre o número de vítimas fatais. A última estatística do DENATRAN refere-se
ao ano de 2002. Segundo os dados, em Rondônia, foram registrados 4.223 veículos que se
envolveram em acidentes. Destes, 2.029 foram acidentes com 2.677 vítimas não fatais e 91
vítimas fatais. A falta de monitoramento sobre os números da violência no trânsito revela a
posição de impotência do Governo e da sociedade brasileira diante da dimensão da violência
do trânsito. A situação se torna mais assustadora se levar em conta que, mesmo após a
entrada em vigor do Código Brasileiro de Trânsito, os números não se estabilizaram e nem
apresentaram queda. Dados preliminares revelam que 90% dos acidentes são provocados por
falha humana, ou seja, o acidente poderia ter sido evitado. A falta de consciência individual
sobre o papel de cada indivíduo no trânsito acaba transferindo a responsabilidade de evitar o
acidente a terceiros. O objetivo desta campanha é apresentar a necessidade da reeducação no
trânsito no Estado de Rondônia, como forma de conscientizar a sociedade sobre um problema
grave que é deixado ao acaso. A metodologia usada será de pesquisas em periódicos e sites,
entrevistas com responsáveis por órgãos governamentais ligados ao trânsito; com pessoas
vítimas de acidentes de trânsito e com pessoas que perderam entes em acidentes de trânsito,
além da confecção de folder com dados sobre acidentes e formas de evitá-los. Será feita a
distribuição dos mesmos pelos integrantes das campanhas. A campanha tem como objetivo
reeducar a sociedade, convencendo a opinião pública, de que ela é a figura-chave para um
trânsito mais tranqüilo. Pretende-se apresentar a campanha no início de 2005.

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